quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Aula / Trabalho: O Mito de caverna .


Ouvimos e discutimos em sala de aula o "Mito da Caverna" de Platão.
Vamos recordar?
Imaginemos uma caverna subterrânea onde, desde a infância, geração após geração, seres humanos estão aprisionados. Acorrentados pelas pernas e pelo pescoço, estão impedidos de olhar para trás e para os lados, e tampouco podem se mexer. Só podem olhar para um ângulo, a frente. À porta da caverna há uma imensa e alta fogueira, que permite que se enxergue, lá dentro, alguma coisa.

Entre a fogueira e os prisioneiros, lá fora, há um caminho ascendente ao longo do qual foi erguida uma mureta, semelhante ao que se usa nos teatros de marionetes e fantoches. Ao longo dessa mureta, homens passam carregando estatuetas de todo tipo, com formas de seres humanos, animais e outras.

A localização da fogueira proporciona uma projeção das sombras dessas estatuetas sobre uma parede no fundo da caverna.

Os prisioneiros não sabem que existem esses homens, nem as estatuetas. O que vêem são as sombras. Como jamais viram outra coisa, eles não sabem que se trata de sombras de coisas que homens estão segurando. Também não sabem que aquela luminosidade vem da fogueira e que existe uma outra intensidade de luz. O que sabem é o que vêem, só. Sua imaginação se restringe, também, ao que eles sabem.

[ Trabalho de ética e cidadania. ]
[ Valor: 50 pontos. ]
[ Data para entrega: 18/11/2008. ]
[ Dupla. ]

O QUE FAZER?

a) Reescreva o mito substituindo os personagens por pessoas do nosso tempo. Quem são as pessoas que estavam na caverna? Quem é o personagem que teve coragem de sair? Quem são àqueles que matam o outro por apresentar ago novo? ... utilize novos personagens!

b) Ilustre da melhor maneira o mito recriado por vocês.
c) Escreva que tipo de personagem do mito você se vê? Com qual personagem (vocês) mais se parecem? Por quê?
d) Faça uma CONCLUSÃO sobre o que aprenderam e descobriram com os ensinamentos de Platão.

Boa sorte!

Nenhum comentário: